sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Areia e Saúde


Fonte: Luiz Kuhne, Manual da Ciência da Expressão do Rosto, A Editora, Lisboa, 1908.

Preciso aqui mencionar uma substância que me parece ser absolutamente necessária ao nosso organismo, substância que muitos poderão julgar totalmente inútil, e que, no entanto, sem dúvida alguma, contribui poderosamente para a digestão - essa substância é a areia. Na sua condição natural, os alimentos vêm todos cobertos de uma certa quantidade de pó e areia, que lhes adere e que nós costumamos tirar com as lavagens.

Por muito benéfica e necessária que seja a lavagem, ela priva-nos de uma substância que é enormemente útil ao nosso organismo.

Os animais engolem instintivamente areia, e quando ela lhes falta, as conseqüências são deploráveis, conforme podemos observar em galinhas, patos e avestruzes. Para o homem também, uma certa quantidade de areia parece ser necessária.

Fiz uma série de experiências usando uma areia pura, isto é, a areia do mar - ainda que provavelmente a areia do leito de rios produziria o mesmo efeito. Mandei vir do mar do Norte uma areia que é tão fina, que pode ser engolida sem a menor dificuldade. Nas regiões arenosas, o ar é sempre muito puro, porque a areia opera como um poderoso desinfetante natural.

De modo que podemos efetuar a seguinte pergunta: não será a areia capaz de exercer uma idêntica ação salutar no interior do nosso organismo, absorvendo os gases e os germens mórbidos, drenando por assim dizer o pântano interno em que pululam os terríveis micróbios? Todos as experiências que fiz, para me assegurar dos efeitos higiênicos da areia, foram inteiramente favoráveis. Vou dar um exemplo.

Uma senhora sofria de constipação de ventre desde a infância; vários remédios não tinham dado resultado. Perto dos 50 anos, o seu estado agravou-se e ela viu-se de repente às portas da morte. Nenhum purgante fazia efeito, os intestinos não funcionavam durante semanas (uma vez durou 5 semanas).

Resolvi, então, lançar mão do seguinte sistema: duas ou três vezes por dia, mandei-a tomar uma pitada de areia do mar, depois das refeições. O resultado não se fez esperar: ao segundo dia ela começou a evacuar abundantemente. A princípio fezes duras e negras; pouco a pouco, as fezes tornaram-se absolutamente normais. A areia foi, como se vê, extremamente salutar, e daí pode-se concluir que esse produto natural é o melhor e mais capaz de manter a digestão perfeita ou de ajudar a repô-la no seu estado natural. Evidentemente, a medicina ortodoxa há de negar que a areia possa ter um valor qualquer, ou dirá que ela é quase insolúvel e vai depositar-se no organismo. A experiência acima, entre muitas outras, prova o contrário.

Meu comentário: Aos 7 anos eu tive uma doença na qual não digeria os alimentos ingeridos. Usando a orientação acima, passei a tomar uma colher de chá de areia do mar após cada refeição e salvei a minha vida em poucos dias.

O contato de nosso organismo com a terra é muito importante, tanto externamente como internamente (situação acima). É sempre bom lembrar que a pessoa que mais viveu no Brasil, desde o seu descobrimento por Pedro Álvares Cabral, foi a mineira Maria do Carmo Jerônimo que nunca usou calçados, sempre manteve o contato da sola de seus pés com a Mãe Terra (Rui Souza).
http://saudeperfeitarfs.blogspot.com.br/2007_04_01_archive.html

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Tratamento da Celulite por Acupuntura

Conceito de Celulite:
É um edema no tecido conjuntivo, no qual se acumula uma quantidade significativa de água e/ou linfa sendo causada principalmente pelo acúmulo de proteoglicanos na matriz extracelular.
Características:
É caracterizada por um aspecto acolchoado ou “casca de laranja”, dado pelas depressões aparentes, que têm como causa a retração da pele através dos septos fibrosos subcutâneos. Já as áreas levantadas são projeções de gordura também subcutânea
Quem é mais vulnerável?
A celulite ocorre principalmente em mulheres, na região pélvica, nos membros inferiores e no abdome. Pode acometer qualquer parte do corpo, exceto couro cabeludo, palmas das mãos e dos pés.
Etiologia (explicação de acordo com conhecimentos da ciência ocidental):
A etiologia da celulite é múltipla. Fatores genéticos, emocionais, metabólicos, hormonais, além de: idade, sexo, hipertensão arterial, obesidade e hábitos como fumo, sedentarismo, roupas apertadas e má alimentação mostraram-se recorrentes na literatura pesquisada.
Sugestão de tratamento em 6 passos:
Passo 1
Puntura em pontos locais: dependerá do local a ser tratado. (Ex. Celulite no abdome, pontos: VC 12, VC 10, VC 6, E 25);
Passo 2 
Puntura sistêmica, pontos: IG 1, E 32, BP 11, VB 30 e VB 37;
Passo 3
Puntura complementar com o reequilíbrio energético do paciente realizado por meio dos métodos tradicionais, após avaliação dos pulsos, língua e entrevista;
Passo 4
Uso da Auriculoacupuntura, com utilização de agulhas, puntura na orelha esquerda, pontos: Shenmen, SNV, Glândulas Endócrinas, Baço, Pulmão acrescida de pontos relacionados ao local (Ex: Celulite no abdome, pontos: Abdome, Intestino Grosso e Intestino Delgado);
Passo 5
Uso da Auriculoacupuntura, com utilização de sementes na orelha direita, pontos: Shenmen, SNV, Glândulas, Endócrinas, Baço, Pulmão acrescidas dos pontos relacionados ao local (Ex: Celulite no abdome, pontos: Abdome, Intestino Grosso e Intestino Delgado);
Passo 6
Outras recomendações:
Alimentação balanceada e prática de exercícios físicos orientados por profissionais da área podem ser uma opção segura no tratamento.


 Fonte:http://www.portalacupuntura.com.br/