quinta-feira, 1 de maio de 2014

Estagnação do Qi


De acordo com a filosofia da Medicina Chinesa , o Fígado é responsável pelo suave fluxo do Qi (energia) ao longo do corpo, equilibrando as nossas emoções. A raiva, irritabilidade e frustração são todas sinais de que o nosso Qi não está fluindo normalmente. Isto é conhecido como estagnação do Qi do Figado, um dos desequilíbrios mais comuns tratados na medicina oriental.

Pontos de acupuntura para Mover o Qi:
Um tratamento popular para o estresse , raiva e frustração, que são associados a estagnação do Qi do Fígado é com os " quatro portões ". Os quatro portões são os pontos de acupuntura dos lados direito e esquerdo F3-Fígado 3(Taichong) e IG4 - Intestino Grosso 4 (Hegu) .
Juntos, esses quatro pontos de acupuntura são usados ​​para melhorar a circulação do Qi e do sangue por todo o corpo e tem um efeito calmante e analgésico .
O ponto do Intestino Grosso IG4 situa-se na área do dorso da mão entre o polegar e o dedo indicador, entre os primeiro e segundo metacarpos. Massageie o ponto com o polegar em ambas as mãos por aproximadamente 30 segundos .
O ponto do Fígado F3 está localizado em uma cavidade na parte superior do seu pé, entre o dedão do pé e o segundo dedo do pé, entre os ossos do primeiro e segundo dedos dos pés, massagear suavemente o ponto por cerca de trinta segundos. Massagear nos dois pés.