domingo, 6 de fevereiro de 2011

Wu Hsing (Wuxing) – O Sistema dos 5 Elementos na Medicina Tradicional Chinesa


Centenas de anos atrás, os filósofos chineses criaram o sistema dos cinco elementos – Wu Hsing (Wuxing) -  para explicar como as forças primárias da natureza – Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água – influenciam os seres humanos.
Madeira é inquieta, tem energia agressiva que dá a uma sementinha o poder de se transformar em uma árvore. Fogo é apaixonado, tem energia radiante simbolizada pelo sol, que provê vivificante calor ao mundo. Terra é a estabilidade, força balanceada que nos mantém ancorados e centrados em nós mesmos. Metal é uma forte energia inspiradora, simbolizada pelas pedras preciosas e que dá forma e estrutura ao mundo. Água é adaptável, é uma energia infinitamente inventiva que pode ser vista nos rios que correm para o mar, limpando e revigorando tudo que toca.  
Cada um dos 5 elementos depende dos outros, e a vida depende de seu balanceamento  e interdependência.
·        No ciclo da geração, a madeira produz o fogo, o fogo produz a terra, a terra produz o metal, o metal produz a água, a água produz a madeira.
·        No ciclo de restrição, a madeira bloqueia a terra, a terra bloqueia a água, a agua bloqueia o fogo, o fogo bloqueia o metal, o metal bloqueia a madeira.

Os 5 elementos pode ajudar a você entender quem você é e como você pode ser fiel a sua própria natureza.
Qual dos 5 elementos surge mais forte dentro de você? Você é como uma árvore balançando ao vento, o por do sol atrás das nuvens, uma montanha de neve chegando ao céu, ou um rio que corre para o mar?

Os 5 elementos
MADEIRA – A VISIONÁRIA, COMANDANTE
Uma pessoa com afinidade pela Madeira é impulsionada pela necessidade de ação, movimento e realização. Ela tem profundos e abundantes recursos que lhe permitem ver desafios como aventuras, sempre se obrigando a ir até o limite e tendo bom desempenho sob pressão. Seu amor pela aventura e seu desejo de ser a primeira e a melhor a ajudam a transformar seus sonhos em realidades.
A Sabedoria da Madeira
Madeira no interior da terra cresce para cima… o que possibilita a ascensão não é a violência, mas a modéstia e a adaptabilidade… A madeira cresce no interior da terra sem se deter e sem se apressar, contornando, graças à sua adaptabilidade, todos os obstáculos. Assim também a pessoa superior é devotada e, com espírito abnegado, nunca interrompe seu progresso. O I CHING

FOGO – A COMUNICADORA, APAIXONADA
Uma pessoa com afinidade pelo fogo tem a capacidade de sentir enorme alegria, que pode ser usada para forjar relacionamentos fortes e duradouros. Intuitiva e enfática, ela anseia por fundir sua natureza com a dos outros e sofre intensamente quando é separada daqueles que ama.
A Sabedoria do fogo
Aquilo que é obscuro liga-se ao que é luminoso e assim realça a claridade deste último. Um corpo luminoso irradiando luz deve ter dentro de si alguma coisa que persevere; caso contrário, com o tempo se consumirá. Tudo o que é luminoso depende de alguma coisa à qual se liga, para que possa continuar a brilhar. O I CHING

TERRA – A PACIFICADORA
Uma pessoa com afinidade por Terra tem a capacidade de nutrir a si mesma e aos outros, de meditar disputas e de criar comunidades afetuosas. As pessoas de Terra florescem na paz e na harmonia e são desequilibradas pelo desacordo e pela discórdia.
A Sabedoria da terra
Em sua devoção, a Terra sustenta, sem exceção, todas as coisas, boas e más. Da  mesma maneira, a pessoa superior torna o seu caráter amplo, puro e resistente, de modo a poder dar apoio e ser tolerante com as pessoas e as coisas.  O I CHING

METAL – A ARTISTA
Uma pessoa com afinidade por Metal tem um forte senso estético e um profundo e abrangente interesse por questões espirituais. Firmada no solo pela terra e inspirada pelo céu, sente-se impelida a se elevar na direção das verdades supremas da arte e da filosofia. As pessoas de Metal têm dificuldade de abrir mão e se libertar.
A sabedoria do metal
Não podemos perder aquilo que verdadeiramente nos pertence, mesmo se o jogarmos fora. Assim sendo, não é necessário que nos angustiemos. Devemos cuidar somente de permanecer fiéis à nossa própria essência e não dar ouvidos aos outros. O I CHING

ÁGUA – A SÁBIA, FILÓSOFA
Uma pessoa com afinidade por água contém dentro de si mesma um profundo sentido do poder do silêncio, a paciência e da introspecção. Ela sabe como viver no momento, enchendo-se de potencial e disposição para quaisquer desafios e aventuras que a vida possa apresentar.
A sabedoria da água
Água … flui, prossegue sempre fluindo e vai preenchendo todas as depressões que encontra; não vacila diante de nenhuma passagem perigosa, não retrocede diante de nenhuma queda, e nada a faz perder sua natureza essencial. Ela permanece fiel a si mesma em todas as circunstâncias. O I CHING

 

AS CINCO FORÇAS TRANSFORMADORAS

 “As coisas que se harmonizam em tom, vibram em conjunto. As coisas que têm afinidade em suas essências mais íntimas atraem-se mutuamente. A água flui para o que é úmido, o fogo volta-se para o que é seco… O que nasce do céu tende para o que está acima. O que nasce da terra tende para o que está abaixo. Cada um segue o que lhe corresponde.” ( Confúcio)

Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água, pela sabedoria chinesa, são as cinco forças que fluem e refluem como marés na natureza e dentro de cada um de nós. À proporção que aprendemos a reconhecer como essas forças operam em nosso íntimo, expandindo e contraindo da mesma maneira que exercem influência no mundo natural, sentiremos uma conexão com o todo que se estenderá além de um profundo apreço pelo equilíbrio e harmonia da vida.
De acordo com o Clássico do Imperador Amarelo: “Os sábios combinavam Água, Fogo, Madeira, Metal e Terra… e os consideravam como inseparáveis e constantes.” Cada uma dessas forças é fundamental para o todo, pois a vida como a conhecemos não poderia existir sem todas as Cinco Forças Transformadoras. Cada força gera e sustenta as outras e um aumento ou declínio em qualquer uma das forças enviará reflexos de significado, formando ciclos. Estes ciclos podem ser: gerador e de controle.
O Ciclo Gerador
Neste ciclo as Cinco Forças Transformadoras geram e se sustentam umas as outras num processo de crescimento. De acordo com a teoria clássica chinesa, o universo foi formado por uma bola maciça de FOGO, que por fim se esfriou para criar a TERRA. À medida que o processo de resfriamento prosseguiu, o centro da Terra se solidificou em minerais e metais preciosos (METAL), que permearam a ÁGUA e fortaleceram suas qualidades de vida. A água então contribuiu para a proliferação da matéria vegetal (MADEIRA), que queimou para criar o FOGO, que criou mais cinza (TERRA), que se solidificou em METAL, que intensificou a ÁGUA e assim por diante…
O Ciclo de Controle
Cada uma das Cinco Forças Transformadoras restringe e inibe as outras, assegurando que nenhuma das outras forças saia do controle e se torne predominante. A ÁGUA controla o FOGO apagando-o; o FOGO restringe o METAL, derretendo-o; o METAL inibe a MADEIRA, cortando-a; a MADEIRA restringe a TERRA cobrindo-a (prendendo a terra em seu lugar com as raízes); a TERRA controla a ÁGUA ao absorvê-la e ao formar margens para mantê-la dentro de limites.
Estes dois ciclos demonstram a interdependência e interconexão das Cinco Forças Transformadoras, e eles operam em conjunto para assegurar o equilíbrio. Em diferentes momentos do dia, do mês, da estação, do ano, da vida, sentiremos o avanço e recuo de cada uma dessas forças porque tudo na vida é caracterizado pela mutação.
Segundo os chineses, os elementos Metal, Água, Madeira, (Fogo) e (Terra) acrescentam características próprias às do signo que governam, que são as seguintes:
METAL: são pessoas decididas e fortes, dispostas a enfrentar qualquer tipo de batalha para atingir seus objetivos. São sujeitas a paixões e emoções fortes.
ÁGUA: são conduzidas pela emoção, revelando muita sensibilidade e percepção. Altamente espiritualizadas, são capazes de captar sutilezas na natureza e nas pessoas, tornando-as profundas conhecedoras da alma humana.
MADEIRA: são privilegiadas mentalmente, pertencendo à categoria dos intelectuais, filósofos e pensadores, preocupados com a moral e com a ética em seus relacionamentos.
FOGO: governam pessoas e demonstram muita segurança e poder de decisão. São emocionalmente instáveis, podendo explodir com relativa facilidade, revelando um temperamento colérico e inflamado.
TERRA: pessoas voltadas para as questões práticas e funcionais da vida, um tanto passivas em relação ao mundo a sua volta, sofrendo influências e pouco influenciando, mas marcando sua passagem pelo esforço e pelo trabalho.

Referências:
NA CASA DA LUA Resgatando o Espírito Feminino da Cura  – Jason Elias e Katherine Ketcham
Chinese Medicine for Maximum Immunity  – Jason Elias e Katherine Ketcham

Nenhum comentário:

Postar um comentário