Estou relatando, abaixo, uma história sobre a "arte da cura", para reflexão de todos nós que trabalhamos na área de saúde.
"Havia um médico na antiga China cujo trabalho era cuidar dos soldados nas batalhas. Entretanto, a angústia de ver as atrocidades da guerra, e o fato de que sua função como médico parecia inútil, pois sempre que curava um soldado este voltava à guerra e eventualmente morria, fez com que ele pensasse:
"Se o destino de todas as pessoas é morrer, por que devo eu buscar salvar vidas? Se minha medicina tem realmente valor, por que estes homens, após serem curados, voltam a buscar a morte?"
Sem conseguir encontrar uma resposta, o médico abandonou sua profissão e foi às montanhas procurar um sábio mestre Zen. Após meses de prática, ele finalmente compreendeu seu dilema. Afastou-se de seu retiro e voltou à cidade. Quando lá chegou, um amigo seu cumprimentou-o pela sua volta e disse:
"Que felicidade vê-lo de volta. Encontrou a resposta para sua dúvida?"
"Descobri que todo este tempo fiz a pergunta errada. Não sou médico porque busco salvar vidas; sou médico porque a Vida merece ser perpetuada o maximo possível. O médico não salva a vida de outrem; ele apenas ajuda a perpetuar a Vida Universal (o Tao) em cada ser que busca curar. Pois a vida de cada ser é uma só Vida, e cada vez que curo alguém, mantenho o Tao em perpétuo e maravilhoso movimento."Republicando as Reflexões do Natal passado de 2011:
Reflexões sobre o Final dos Tempos e 2012
Tempo é o Deus Cronos, para os Gregos.
O Tempo, na Bíblia é citado na vinda de Cristo, o Redentor:
No principio era o Verbo (a Palavra), e o Verbo estava com Deus e o Verbo (a Palavra) era Deus. Tudo foi feito por meio dele e sem ele nada foi feito. O que foi feito nele era a vida e a vida era a luz dos homens e a luz brilhava nas trevas, mas as trevas não a apreenderam. E o Verbo (a Palavra) se fez carne (se materializou) e habitou entre nós. O Verbo (a Palavra) existia antes de todos os Tempos (Evangelho de João).
O Tempo, na cultura chinesa se manifesta no I Ching. Esse livro, o mais antigo da Humanidade, tem sua origem há mais 5.000, na época do imperador lendário da China, Fu Hsi. Fu Hsi teria visto num casco de uma tartaruga o Mapa Ho Tu (Mapa do Rio Ho). Esse mapa representaria o Mundo Não Manifesto, o Mundo Perfeito, sem movimento e atemporal. Logo depois, outro imperador lendário da China teria visto o Mapa Lo Shu (Mapa do Rio Lo), no corpo de um dragão. Esse Mapa representaria o Mundo Manifesto, o Mundo em movimento e temporal. A interpretação desses dois mapas deu origem aos 64 Hexagramas do I Ching.
Nesses 64 Hexagramas estariam representadas todas as possibilidades da existência, na eterna alternância do ser e não ser.
O Tempo foi sempre o medidor da existência, das coisas do Mundo Manifesto, sendo, definitivamente, o Tempo, se um Deus, um Deus pagão, criado na ilusão da mudança, do movimento e da separação. O Tempo seria o responsável pelos erros e pecados da Existência, a qual, e por causa dele, teria ficado finita. No Tempo estaria a raiz das mudanças inexoráveis para a Morte.
O Ano de 2012, ou o Tempo contado até 2012, seria o Tempo Manifesto desenhado no Lo Shu, que representaria as mudanças contínuas e cíclicas do Universo Manifesto. Representaria o Imperfeito.
O Ano de 2012 seria então o marco para o retorno ao Não Manifesto e ao Perfeito? O retorno ao equilíbrio e a Perfeição do Homem. O retorno ao Éden, ao paraíso de onde Adão foi expulso? O retorno ao Mapa do Mundo ao Ho Tu?
Se assim for, o Tempo enfim teria cumprido o seu papel na existência e teria findadas as suas mudanças inexoráveis do ir e vir, do nascimento e morte?
Em 2012 estariamos assim no caminho rumo à perfeição de Deus para a eternidade e felicidade. Votaríamos a sermos, então, UM com Deus.
Se assim for, vamos nos regojizar com a finitude do Deus Tempo, o Cronos, com o Lo Shu, o Mapa do Manifesto, o Deus Pagão, e voltarmos para a Palavra que é Deus, que sempre existiu, antes de todos os Tempos, e viveremos a felicidade eterna, juntos com os anjos e arcanjos. O retorno, enfim, ao Paraíso.
Feliz Ano Novo. Salve 2011!!!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário