sábado, 22 de dezembro de 2018

Medicina Koreana - Os 4 tipos consttitucionais

Os 4 tipos constitucionais são:
Taeyangin , Taeumin e Soumin, Soyangin.

A medicina constitucional coreana está enraizada na medicina tradicional chinesa. No entanto, ele foi transformado em um novo sistema médico, baseado em uma teoria revolucionária gerada por Lee Jee-ma (1838-1900), um médico coreano que lutou por anos com uma doença crônica que era considerada incurável. Dr. Lee descobriu que ele pertencia a um tipo constitucional raro, que ele chamou de taeyangin, e desenvolveu um novo método de tratamento para essa condição. Anos de pesquisa culminaram em sua Teoria das Quatro Constituições, que desde então revolucionou a medicina coreana.
Cada tipo constitucional reflete uma relação característica entre os principais sistemas de órgãos do corpo, que em última análise influencia o funcionamento e a aparência do corpo, o potencial para patologias específicas dentro do corpo e até mesmo o caráter do indivíduo. Segundo a Teoria Médica Coreana, existem quatro tipos constitucionais. Taeyangin e soyangin, que têm corpos superiores relativamente bem formados, mas corpos inferiores mais fracos, tendem a ser extrovertidos. Por outro lado, taeumin e soumin, que tendem a ter corpos inferiores relativamente desenvolvidos, tendem a ser mais introvertidos.
 

O tipo taeyangin tem ombros largos e pescoço forte e é geralmente saudável. Eles são freqüentemente carismáticos, embora às vezes arrogantes. Devido à sua capacidade pulmonar bem desenvolvida, muitos maratonistas e cantores de ópera pertencem a essa categoria. Taeyangin homens são bons para música, mas não política.Taeyangins são facilmente despertados ou enfurecidos, especialmente quando encontram injustiças. Eles preferem refeições frescas e simples. Alimentos picantes ou salgados geralmente causam problemas digestivos. Algumas personalidades históricas desse tipo incluem Hitler, Charlie Chaplin e Beethoven.
 

O tipo de taeumin tende a ganhar peso na região abdominal média ou baixa. Este tipo frequentemente parece ser ganancioso porque eles gostam de acumular dinheiro e posses. Eles são bons comedores e bebedores e geralmente aproveitam suas vidas. Sua consistência permite que eles concluam projetos. Muitos políticos ou empresários são desse tipo. Eles suam profusamente e sentem-se aliviados depois de visitar uma sauna. Devido à fraca função pulmonar, os Taeumins freqüentemente sofrem de doenças de pele e resfriados. Taeumins famosos são Winston Churchill, Kim Dae-jung e Ingrid Bergmann.
 

O tipo de Soyangin tem um peito largo, mas corpo inferior fraco. Normalmente, esse tipo tem um caráter impaciente, forte, extrovertido e ativo. Eles são muito autoconfiantes e tendem a iniciar novos projetos sem hesitação, mas ficam facilmente entediados e sem consistência. Eles têm muita energia yang, então preferem beber água fria mesmo no inverno. O ginseng causa efeitos colaterais. Sua digestão é excelente, mas muitas vezes sofrem de deficiência da função renal, causando problemas de dor lombar ou excreção. Jogging ou ciclismo irá melhorar as partes inferiores do corpo. Os típicos soyangins são Bill Clinton e Marilyn Monroe.

O tipo de soumin é dotado de forte função renal e, portanto, um corpo inferior bem desenvolvido. Na Coreia, esse tipo é considerado favorável para as mulheres, porque o parto é mais fácil para as mães. No entanto, seus sistemas digestivos tendem a ser fracos e, portanto, aconselha-se o uso de ginseng, mel e alimentos quentes. Consumo de alimentos frios, muitas vezes resulta em diarréia. A energia yin é responsável pelas mãos e pés frios e pela natureza introvertida desse tipo.
Muitas vezes absortos no pensamento, eles só tomam decisões depois de longa consideração. Muitos pedagogos e filósofos pertencem a este tipo. Soumins famosos são Abraham Lincoln e Príncipe Charles.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

MAGNETOTERAPIA APLICADA EM PONTOS DE ACUPUNTURA

Magnetoterapia aplicada em pontos de acupuntura

Os chineses, devido aos conhecimentos de Acupuntura, desenvolveram a aplicação de ímãs pequenos nos pontos e meridianos, buscando o alívio dos sintomas e o equilíbrio energético dos meridianos.

A PRÁTICA DA MAGNETOTERAPIA
A técnica mais utilizada por acupunturistas é a fixação com esparadrapo de disco magnético sobre ponto de Acupuntura, sobre ponto doloroso ou sobre uma lesão. Em traumas recentes e superficiais, os ímãs podem ser deixados por 3 dias a 1 semana. Para lesões crônicas ou profundas, os discos devem ser deixados por períodos maiores ou enquanto houver a lesão. O material do disco pode ser ferrite, ligas de alumínio-níquel-cobalto (Alnico), ou ligas de cobalto e elementos terras-raras (cério-cobalto-cobre-ferro, samário-fraseodímio-cobalto etc.). Os de ferrite são mais baratos, porém menos fortes, para compensar, usar discos em maior número ou de maior tamanho. Por exemplo, para
diarréia, um disco pode abranger os pontos VC8 até E25, com bons resultados.
Para os membros ou a cabeça devemos usar discos pequenos. Quando são pontos opostos, tipo TA5-CS6, BP9-VB34 ou Ponto Extra do Joelho - E35, devemos colocar os discos com oposição dos pólos magnéticos, isto é, um ímã com o pólo Norte aderido à pele e o outro com o pólo Sul.
Em pontos de Acupuntura muito próximos, os ímãs podem ser aplicados com o mesmo pólo sobre a pele se quisermos espalhar mais as linhas de força magnética; ou com pólos opostos para concentrar as linhas entre os pontos. 
Quero chamar a atenção para o seguinte fato: os acupunturistas chineses e japoneses utilizam indiferentemente o pólo Norte ou o pólo Sul sobre os pontos, embora nos discos magnéticos com adesivo encontrados nas lojas e farmácias, em geral, a face livre do disco corresponde ao pólo Norte. Nesse caso, o pólo Norte será colocado contra a pele.
Dentro da Magnetoterapia moderna, aplica-se o pólo Norte para sedar e pólo Sul para tonificar um ponto, quando utilizados isoladamente.
Após as pesquisas de Manaka e de Yoo Tae Woo, sabe-se que quando são colocados um ímã Norte ao lado de outro Sul, estimulam a circulação dos meridianos, criam um campo magnético entre si com as linhas de força saindo do Norte e entrando no Sul. Para tonificar um meridiano, colocam-se os ímãs no sentido Norte-Sul, com as linhas de força acompanhando o sentido da circulação de energia desse meridiano. Para sedar um meridiano, colocam-se os ímãs no sentido Sul-Norte, isto é, as linhas de força em sentido contrário ao da circulação de energia.
MAGNETOTERAPIA E SELEÇÃO DE PONTOS DE ACUPUNTURA
Baseado na teoria dos meridianos e na experiência clínica, montou-se a seguinte tabela:

 Artrites:                                                                  
ATM                                                     E6-7, ID19
Cotovelo                                           IG11, TA5-10
Intervertebrais Huato (N e S opostos),       B37-40
Joelho                         E34-35, BP9, VB34, PExtra
Lombo-sacra                                      VG3,B30-57
Ombro                             TA14, ID9-11, VB21-10
Pé                                                 BP4, B65, VB35
Punhos e mãos                                 TA4-5, PExtra
Quadril                                               VB-29-30-34
Bronquite VC22, B13, VG14, E40, (áreas sobre brônquios afetados, PExtra)
Bronquite asmática                       VC17-22, VG14
Ciática                    B23-37-40-54, VB30-34, Ahsi
Contusões e ferimentos Ahsi e pontos vizinhos ao ferimento
Dor de dente                           E6-7-44, IG20-4, P9
Enurese                VC3-4-6, BP6, B23, E36, VB34
Enxaquecas               E8, VB20, TA5, IG4, PExtra
Gastroenterocolite aguda ou crônica VC4-8-12, E25-36-37, BP9
Ginecologia                            VC4-6, BP6-10, IG3
Hérnia de disco Huato e Ahsi
Hipertensão primária    IG11, E36, VB34-39, BP6
Lombalgia                               B23-25, VG4, Ahsi
Lombar, entorse                 VG3, B23-25-32, Ahsi
Nevralgia intercostal                  TA6, VB34, Ahsi
Nevralgia do trigêmeo E2-6-7, TA17, VB14, IG4, PExtra
Neurastenia, insônia            C7, BP6, E36, PExtra
Teno-sinovite                               TA4-5, C7, Ahsi
Utilizam-se as mesmas regras da Acupuntura tradicional escolhendo pontos Ahsi, pontos locais e distantes. 
A Magnetoterapia dá bons resultados em estados dolorosos. Alta eficiência foi encontrada para traumatismos, contusões, distensões, bursites, artrites reumáticas, dores articulares e nevralgias. Melhores resultados se obtêm em dores superficiais e dores do corpo.