quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Obesidade e Fitoterapia

Em tempos de festas é bom ficar de olho no peso. Os exageros de comemorações, bebidas, doces, levam a obesidade. A obesidade é o acúmulo excessivo de gorduras no organismo. Um indivíduo é considerado obeso, a partir do momento em que ele ultrapassa a faixa de 10 a 15% seu peso. A obesidade mata mais do que a aids, diabetes, infarto e hipertensão.
A melhor dieta é a que equilibra a quantidade certa de carboidratos, gorduras e proteínas.
As diferentes causas da obesidade podem estar relacionadas com:
- alterações metabólicas: onde nem sempre o individuo exagera na alimentação, mas sim, tem uma deoença endócrina.
- supercomilões, que por ansiedade e até por gula, fazem uma alimentação errada.
A fitoterapia é o recurso de prevenção e tratamento de doenças através das plantas medicinais, e a forma mais antiga e fundamental de medicina da terra.
As plantas atuam queimando o excesso de gordura e desintoxicando o organismo.
São muitos os princípios ativos utilizados para ajudar no processo de emagrecimento, tais como:
Clorella : em regimes de emagrecimento, apresenta resultados bastante animadores - a clorella contém o triptofano, um aminoácido que dá sensação de saciedade, ou seja, ao entrar em contato com o suco gástrico, a alga se expande como uma esponja e libera o triptofano, fazendo a pessoa se sentir satisfeita bem antes de encher totalmente o estômago. Nenhuma alga queima gorduras. Como têm proteínas, vitaminas, fibras e muitos sais minerais, elas agem como complementos nutritivos, auxiliando a quem está de dieta a suportar as restrições alimentares.
Alcachofra: - as tinturas são obtidas das folhas e tem ação colerética (estimula a secreção da bile e a sua produção hepática) e diurética suave.
Carqueja: - tônico amargo - exerce ação benéfica no fígado e intestinos. O amargor da carqueja é o responsável pelo estímulo de glândulas salivares e hepáticas. São utilizadas as folhas, o que permite uma digestão a partir da boca.
Cáscara sagrada: - os princípios ativos estão contidos na casca do caule e na casca dos ramos. Em doses pequenas é um laxativo por excelência. O seu efeito é sentido após 6 a 8 horas.
Cabelo de milho: - ótimo diurético.
Fucus: - estimula a tireóide e acelera o metabolismo. Suave ação laxativa. Diminuição da gordura através de banhos.
Glucomanann: - fibra vegetal que provoca sensação de saciedade, diminuindo a fome. Forma um revestimento em torno das partículas alimentares, retardando o processo da digestão.
Garcínia: - é um fruto natural da tailândia e da índia, sendo objeto de estudos nos estados unidos e em outros países. Reduz a fome, mas fortalece o organismo. Controla o metabolismo e reduz o armazenamento de gordura corporal.
Centelha asiática: - por seu alto teor protéico tem um papel importantíssimo na reposição de proteínas em organismos debilitados.
Spirulina: - complemento alimentar em dietas de emagrecimento.
Goma guar: - é uma goma obtida de sementes, usado como moderador natural do apetite e como redutor do colesterol. Em casos de obesidadeé usada também por sua propriedade formadora de massa, que proporciona sensação de plenitude gástrica quando ingerida com água.
Abacaxi - planta medicinal utilizada contra a celulite, geralmente apresentada em forma de cápsulas.
É o pó extraído do caule do abacaxi, em forma de cápsulas que pode ser eficaz e não a fruta em si!
Freixo: planta medicinal com ação antiinflamatória, utilizada em caso de reumatismo, geralmente encontrada em cápsulas.
Erva-mate: planta medicinal e bebida utilizada como estimulante, diurético e emagrecedor, pode ser encontrada em infusão ou cápsulas.
Chá verde: é feito com a planta medicinal camellia sinensis e é utilizado como estimulante, antioxidante e emagrecedor. 
Java: infusão e cápsula.
Fonte: http://www.criasaude.com.br/n3150/doencas/fitoterapia-sobrepeso-besidade.html

            http://www.saudenainternet.com.br/portal_saude/obesidade-e-a-fitoterapia.php                            


Nenhum comentário:

Postar um comentário