sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Personalidades Homeopáticas

Trio da Agitação:
1) Arsenicum Álbum – Este medicamento corresponde a pessoas ansiosas e um pouco maníacas, que querem controlar tudo. São friorentas e frágeis no plano digestivo. A pessoa teme os acontecimentos que estão por vir e se torna ansiosa no momento em que se espera algo dela. É organizado e meticuloso. Esse remédio é prescrito em caso de ferida lacerada com perigo de gangrena, no tratamento de queimaduras provocadas pelo frio, depois de uma intoxicação alimentar ou para tratar uma gastroenterite aguda com fraqueza geral e sintomas característicos. Utilizado em certos casos de ansiedade e no tratamento de algumas infecções. Grande e rápida prostração ao menor exercicio. Ansiedade e agitação. Dores violentas. Odor cadavérico das secreções. Agravação após a meia-noite, de 1 a 3 h da manhã, pelo frio e umidade, pelas bebidas e alimentos frios, pelo álcool, pelo vinho, pelo exercício, estando deitado do lado afetado e com a cabeça baixa. Melhora pelo Calor, pelas bebidas quentes e a cabeça alta. Lateralidade Direita (cabeça, pulmão abdomem). Periodicidade: Todo dia, a cada 2, 3, 4, 15 dias. ANSIEDADE COM MEDO DA MORTE (Acon). AGITAÇÃO EXTREMA, DORES ARDENTE (MELHORA PELO CALOR), edema das pálpebras, PRINCIPALMENTE DAS PALPEBAS INFERIORES, VOMITOS VIOLENTOS, DIARREIA COM VOMITOS (Ver. Alb.), ASMA DE MEIA NOITE ÀS 3 HORAS DA MANHÃ. Tríade sintomática: Agitação com Ansiedade e Medo da Morte, Gerais: Inquietação, angústia, periodicidade dos sintomas, grande prostração, malignidade, endocardite, pericardite, ardor, nevralgias, dor como agulhadas, cólera, câncer, pele seca, prurido ardente, lábios secos, sede freqüente, agavação pelo repouso e à noite, paralisia das pernas/pessoas enfraquecidas de pouca resistência vital, alternancia entre excitação e depressão, dores queimantes, secreções acres. Pessoas ansiosas agitadas, desesperado e esgotado, medo de escuro, medo de fantasma, medo da morte, grande medo com suores frios, sonolência diurna, acesso de sufocação durante o sono, cabeça com seborréia seca, olhos com lacrimejamento acido, edema palpebral inferior, face pálida e caquética, hipertrofia do fígado e baço, hemorróidas ardentes, fezes fedidas e irritantes, diabetes.
2) Aconitum Napelus – Ação congestiva, aguda, violenta, traduzindo-se por uma tensão psíquica nervosa e vascular, acompanhada de agitação física e mental com ansiedade. Agravação à noite, por volta de meia-noite, após exposição ao vento frio e seco, estando deitado do lado doloroso, em um quarto quente. Melhora ao ar livre, pelo repouso, após ter transpirado.  AGITAÇÃO ANSIOSA COM MEDO DA MORTE. Tríade sintomática: agitação, medo da morte, dores intoleráveis. Angustia mental/ansiedade/agitação/medo/medo da morte/prediz o dia que vai morrer/medo de qualquer coisa vai acontecer/doentes jovens sanguineos de vida sedentária/congestões ativas/inflamações/hemoptise/eretismo cardíaco, com fortes palpitações/hipertrofia cardíaca/mãos quentes com pés frios/agravação a tarde e a noite/febres continuas/icterícia maligna, câimbra, asma, dores intoleráveis, entorpecimento, formigamento, dor de ouvido, ciática, câncer, sensação de peso doloroso por trás do esterno, enfarte, crupe, psicoses, moléstias nervosas.Vinagre tira o efeito do Aconitum. Constituição pletórica, com moléstia devido a alteração atmosferica/insônia/anorexia.
3) Rhus toxicodendron – Este medicamento corresponde a pessoas sempre ativas, sensíveis ao frio úmido, que sofrem de problemas musculares, dos tendões e das articulações.  É prescrito em caso de epidemia de gripe, quando se constata as suas principais características. É aconselhável no tratamento de doenças reumáticas, doenças da pele, como herpes e urticaria e na aceleração da cura de entorse e outros problemas de ligamentos. As pessoas do tipo Rhus não suportam o frio e a umidade e não conseguem ficar parados por razões físicas e psicológicas. Extrema agitação, idéias mórbidas. Reumatismo, lumbago, triangulo vermelho na ponta da língua, inflamações supurativas dos olhos/hipertrofia cardíaca por esforço/rigidez muscular melhorada pelo movimento/vesículas/erisipelas/herpes/eritema/griper com dor de garganta/torcedura/deslocações.
Trio do Delirio
1) Hyosciamus Níger – Quando doente a pessoa pode ser ativa, ciumenta, briguenta, e até grosseira.  Muito loquaz não gosta de companhia e conversas levianas. Tem momentos de alucinção durante os quais se comporta de maneira estranha, como se tivesse embriagada: ri por nada. Tiques, caretas. Estados espasmódicos, a agitação nervosa, alguns distúrbios neurológicos estão entre as principais indicações deste medicamento. É útil em certos estados histéricos ou delirantes. Mania lasciva, o doente mostra o seu corpo/paralisia da bexiga ou diarréia/insônia dos alcoólatras/mania senil/medo de ser envenenado/ciúmes/delírio estuporoso.
2) Belladona – Usado em doenças com dores de cabeça e febre alta. Quando doente o doente fica excitado, com os sentidos e a mente alerta. Por ter delírios, com gestos violentos e bruscos. Em geral tem fobia por cães. Ele tem muito calor, vermelhidão, dor latejante e afluxo de sangue (estado congestivo), especialmente na cabeça. Sintomas que aparecem e desaparecem abruptamente. Olhos brilhantes. Secreções que ardem e pouco abundantes. Remédio agudo, cefaléia, sono agitado nas crianças, febre, inflamações, nevralgia facial, otite, boca seca, dor de garganta, alucinações.
3) Stramonium – Age sobre o Sistema Nervoso Central, o sistema neuromuscular e a pele.  Prescreve-se Stramonium para distúrbios nervosos, estados espasmódicos e afecções cutâneas. Gagueira, delírio com terror e nos jovens, loucura furiosa, alucinações, mania religiosa, medo de está só e no escuro,  epilepsia, complicações cerebrais, ninfomania antes das regras, medo da água, estrabismo, pesadelo nas crianças, eretismo sexual, pouca dor.

Outros
Argentum Nitricum – Esse medicamento corresponde às pessoas impulsivas, sempre apressadas, que vivem numa eterna fuga e são inseguras sobre o seu sucesso. É prescrito no caso de ansiedade diante de algo que pode acontecer (medo), antes de exame, de uma prova, de um encontro ou de algum acontecimento importante. Indicado para casos de diarréia de origem emocional. Pode ser comparado com Lycopodium, Gelsemium, Acidum Phosphoricum e Aethusa cynapium. A pessoa pode se sentir esmagada ao andar entre edifícios altos ou em ruas estreitas.  Está sempre correndo com medo de  chegar atrasada. Dor de cabeça profunda no cérebro/medo de andar só/medo de lugares muito freqüentados/ataxia locomotora/paralisias espinhais/ hipocondria/ neurastenia/ oftalmia purulenta/adora doces/catarro tenaz/ponta da língua vermelha com papilas salientes/ulcera gástrica/diarréia verde em criança/blenorragia/epilepsia com dilatação da pupila antes/gastrite dos bebedores/crianças secas e enrugadas como velhos.
Aurum muriaticum – tumores no útero/sífilis/degeneração gordurosa do coração /escleroses/arterioesclerose/angina de peito/nefrite/dispepsia/cirrose hepática/nariz vermelho e inchado/conjuntive granulosa/mau hálito/moléstias do coração do útero e na sífilis.
Aurum metallicum – Este medicamento corresponde a pessoas pouco seguras de seu valor, com tendência a sentirem-se culpadas e a se autodestruírem tanto no plano físico como no mental. Pode ser indicado para os que sofreram grande decepção – por exemplo , sentimental – que não conseguem superar.  Inflamação nos ossos, com dor a noite. Dores que evocam contusões e fisgadas. Loucura/melancolia com tendência ao suicídio/moléstia do fígado no homem e no útero-ovarianas nas mulheres/antrofobia/arteriosclerose/atrofia dos testículos/descolamento da retina/congestão com sufocação/mau hálito/sífilis cerebral/dores nos ossos.
Gelsemium – Este medicamento corresponde a pessoas inquietas que, diante de emoções fortes (medo, noticia ruim, exames, etc), podem tremer e até sofrer paralisia passageira. Fraqueza física e mental com tremores, paresias e paralisias, hipersensibilidade, torpor, prostrações musculares. Histeria, convulsões com espasmo da glote. Irritação da Bexiga com desejo constante de urinar. Coréia. Moléstia dos olhos, dismenorreia. Medo de aparecer em público. Neuroses profissionais. Maus efeitos do medo, susto ou súbitas emoções. Diarréia por susto ou medo. Ansiedade e medo, sofrem por antecipação. Medo do fracasso, Medo do futuro. Está sempre tentando prever o que poderia acontecer. Medo de exames. Agravação pelo tempo úmido, nevoeiro, pelo calor do sol, verão, antes da tempestade, por uma emoção (susto ou má noticia), às 10 h da manhã, ao pensar em seus sofrimentos, pela fumaça do cigarro. Melhora ao ar livre, movimento continuo, pelos estimulantes, após micção abundante. CEFALEIA COM SENSAÇÃO DE PESO, ENXAQUECAS PRECIDIDAS DE PERTURBAÇÕES DA VISTA (Kali Bic, Iris), PALPEBRAS PESADAS, AUSENCIA DE SEDE, PULSO LENTO EM REPOUSO E ACELERADO PELO MOVIMENTO, SENSAÇÃO COMO SE O CORAÇÃO FOSSE PARAR DE BATER SE NÃO FIZER UM MOVIMENTO, FRAQUEZA EXTREMA DOS MEMBROS COM TREMORES E FALTA DE COORDENAÇÃO. Angiocolite, arteriosclerose, ataxia locomotora, bradicardia, cefaléia, Cheyne-Stoke (respiração de), Coração (pertubações), coriza, câimbra dos escritores, dismenorreia, enterite, febre, febre intermitente, febre tifóide, gripe, hemiopia, insônia, laringite, meningite, enxaqueca oftálmica, nevralgias, palpitações, impaludismo, paresias, paralisias, ptose, rubéola, escarlatina, espermatorreia, tremores, vertigens. Principais usos: antes de situações estressantes, como exame ou prova, quando a pessoa fica apavorada com a proximidade do evento, sobretudo se não está devidamente preparada e sente que poderá fracassar. Bom para gripe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário